1.png Dicas Práticas 2.png
blank.gif

Concreto usinado São Gonçalo, Rio de Janeiro

Encontre endereços e telefones de concreto usinado em São Gonçalo. Aproveite para obter dicas e mais informações sobre o assunto em nossos artigos com tutoriais.

Bela Obra Material de Construção e Representação Ltda
(21) 2701-6409
r Itangua, s/n, Sn Qd 58 Lt 7, Barracão
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Supermix Concreto S/A
(80) 0772-8899
etr Anaiá, s/n, Sn, Colubande
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Construshop85 Material de Construção e Serviços ME
(21) 3714-4999
r Ronaldo de Carvalho, 85, Colubande
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
SJ Construção
(21) 3705-8963
r Agamenon Magalhães,Gov, 101, Lt 4510, Boa Vista
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
BMEG - Barreto Estruturas Metálicas em Geral
(21) 2617-8121
r Manuel Gonçalves Monte, 73, Rio do Ouro
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Bazar e Materiais de Construção Londres Ltda ME
(21) 2701-8649
r Ladislau de Andrade, 15, Alcantara
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Deposito das Telhas
(21) 2720-4594
av João da Mata,Bispo Dom, 802, Lj 1, Laranjal
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Trinlabloc SG Indústria de Artefatos de Cimento de Material de Construção Ltda
(21) 3606-0217
r Juazeiro, s/n, Qd 173 Lot 15, Trindade
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Toledo Monteiro Bazar e Materiais de Construção Ltda
(21) 2601-1455
r João Laborde, 445, Jd Catarina
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Luz do Mundo Bazar e Materiais de Construção Ltda
(21) 2602-5251
etr Sapucaia, 82, Itauna
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Concreto Usinado

Artigo fornecido por:

blank.gif Por Arq. Iberê M. Campos


articles: Calcada-1.jpg

As usinas de concreto precisam de alguns parâmetros para poderem orçar e futuramente fornecer o concreto. A característica mais importante é a resistência à compressão, representada pelo famoso "fck". Em geral o fck ficará entre 150 a 180, caso não tenha sido especificado um outro valor pelo projetista da estrutura nos desenhos ou no memorial descritivo. Fica por conta da usina definir o traço necessário para conseguir a resistência pedida.

Além da resistência pode-se especificar também o tipo de pedra a usar, considerando o espaço entre as armaduras, ou seja, fixa-se o diãmetro máximo dos agregados ( vide matéria ) e, se necessário o teor de cimento por m3.

Outro parâmetro que pode ser especificado é o "abatimento" (também chamado de "slump test"). Aqui, abatimento não tem nada a ver com preço menor, na verdade refere-se a um dado que determina a plasticidade do concreto, sua capacidade de ser moldado. Quanto mais complexa for a forma maior deverá ser o abatimento ou "slump".

articles: Concursos-16.jpg
Ao comprar concreto usinado deve-se em mente que o tempo máximo aceitável no transporte do concreto no caminhão betoneira é de 90 minutos. Por isto, não adianta comprar concreto de usina muito afastada do local da obra e este fatos pode ser importantíssimo para obras afastadas dos grandes centros onde, neste caso, o concreto deverá ser feito em obra ( vide matéria ).

Quanto à descarga na obra, precisamos nos certificar de que no local de deposição do concreto não haverá obstáculos para a chegada do caminhão. Note que, no mínimo, a altura livre necessária é de 4 metros e a largura livre de 3 metros.

Os caminhões utilizados pelas usinas costumam ter as seguintes capacidades: 5, 7, 8 e 10 m3. Se o pedido for menor do que 5 m3 a usina poderá cobrar um adicionar pelo transporte, e isto deve ser negociado antes de se fazer o pedido. Note que mesmo o menor caminhão (5 metros) trará um volume considerável de concreto para ser despejado em no máximo 90 minutos, assim é preciso nos certificarmos de que a obra está equipada com o pessoal e equipamentos recessários para receber, transportar e lançar todo esse concreto.

Caso a concretagem seja especialmente difícil ou não tenhamos em obra os recursos para usar o concreto em 90 minutos, pode-se pedir para a usina colocar um aditivo retardador de pega. Ah, sim, não se esqueça de ter à mão vários vibradores, essenciais para compactar adequadamente o concreto no menor tempo possível. Tenha ao menos 2 vibradores pois se um deles quebrar durante a operação o outro pode substitui-lo, sob pena de se perder toda a carga de concreto e danificar-se a qualidade da estrutura.

Na maior parte das vezes as usinas entregam exatamente o volume pedido, até porque este é dosado cuidadosamente durante o lançamento no caminhão. Entretanto, manda a boa norma de procedimentos do Engenheiro ou Mestre de Obras que, eventualmente, se realize a medição de um ou mais...

Clique aqui para ler este artigo em Dicas Práticas

blank.gif