1.png Dicas Práticas 2.png
blank.gif

Concreto usinado Uberlândia, Minas Gerais

Encontre endereços e telefones de concreto usinado em Uberlândia. Aproveite para obter dicas e mais informações sobre o assunto em nossos artigos com tutoriais.

Araguaia Engenharia Ltda
(34) 3218-7000
av José Andraus Gassani, 555 Cruzeiro do Sul
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Agnaldo Fernandes Cunha
(34) 3213-5912
r João Catanduva, 1154 Santa Mônica
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
ARC Engenharia Tecnologia Ltda
(34) 3232-6212
r Curitiba, 1127 Tibery -
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
ATA Construtora Ltda
(34) 3232-9708
r Santa Catarina, 1226 Brasil
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Alternativa Locações Ltda - ME
(34) 3235-9300
av João Pessoa, 1108 Martins
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
CTM - Construtora Triângulo Mineiro Ltda
(34) 3236-4487
r Antônio Thomaz Rezende, 265
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Apex Construtora Ltda
(34) 3254-5499
r José Andraus, 679 Martins
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Castroviejo Construtora Ltda
(34) 3236-0805
av Getúlio Vargas, 889 Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Cicci & Castro Engenharia Ltda
(34) 3214-5148
r Johen Carneiro, 1327 Lidice
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Constantin Galassi Engenharia Ltda
(34) 3215-2875
r Duque de Caxias, 450 S 405 Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Concreto Usinado

Artigo fornecido por:

blank.gif Por Arq. Iberê M. Campos


articles: Calcada-1.jpg

As usinas de concreto precisam de alguns parâmetros para poderem orçar e futuramente fornecer o concreto. A característica mais importante é a resistência à compressão, representada pelo famoso "fck". Em geral o fck ficará entre 150 a 180, caso não tenha sido especificado um outro valor pelo projetista da estrutura nos desenhos ou no memorial descritivo. Fica por conta da usina definir o traço necessário para conseguir a resistência pedida.

Além da resistência pode-se especificar também o tipo de pedra a usar, considerando o espaço entre as armaduras, ou seja, fixa-se o diãmetro máximo dos agregados ( vide matéria ) e, se necessário o teor de cimento por m3.

Outro parâmetro que pode ser especificado é o "abatimento" (também chamado de "slump test"). Aqui, abatimento não tem nada a ver com preço menor, na verdade refere-se a um dado que determina a plasticidade do concreto, sua capacidade de ser moldado. Quanto mais complexa for a forma maior deverá ser o abatimento ou "slump".

articles: Concursos-16.jpg
Ao comprar concreto usinado deve-se em mente que o tempo máximo aceitável no transporte do concreto no caminhão betoneira é de 90 minutos. Por isto, não adianta comprar concreto de usina muito afastada do local da obra e este fatos pode ser importantíssimo para obras afastadas dos grandes centros onde, neste caso, o concreto deverá ser feito em obra ( vide matéria ).

Quanto à descarga na obra, precisamos nos certificar de que no local de deposição do concreto não haverá obstáculos para a chegada do caminhão. Note que, no mínimo, a altura livre necessária é de 4 metros e a largura livre de 3 metros.

Os caminhões utilizados pelas usinas costumam ter as seguintes capacidades: 5, 7, 8 e 10 m3. Se o pedido for menor do que 5 m3 a usina poderá cobrar um adicionar pelo transporte, e isto deve ser negociado antes de se fazer o pedido. Note que mesmo o menor caminhão (5 metros) trará um volume considerável de concreto para ser despejado em no máximo 90 minutos, assim é preciso nos certificarmos de que a obra está equipada com o pessoal e equipamentos recessários para receber, transportar e lançar todo esse concreto.

Caso a concretagem seja especialmente difícil ou não tenhamos em obra os recursos para usar o concreto em 90 minutos, pode-se pedir para a usina colocar um aditivo retardador de pega. Ah, sim, não se esqueça de ter à mão vários vibradores, essenciais para compactar adequadamente o concreto no menor tempo possível. Tenha ao menos 2 vibradores pois se um deles quebrar durante a operação o outro pode substitui-lo, sob pena de se perder toda a carga de concreto e danificar-se a qualidade da estrutura.

Na maior parte das vezes as usinas entregam exatamente o volume pedido, até porque este é dosado cuidadosamente durante o lançamento no caminhão. Entretanto, manda a boa norma de procedimentos do Engenheiro ou Mestre de Obras que, eventualmente, se realize a medição de um ou mais...

Clique aqui para ler este artigo em Dicas Práticas

blank.gif