1.png Dicas Práticas 2.png
blank.gif

Curso de Arquitetura Maceió, Alagoas

Encontre endereços e telefones de curso de arquitetura em Maceió. Aproveite para obter dicas e mais informações sobre o assunto em nossos artigos com tutoriais.

Ana Carolina Agra Batista
(82) 3325-9124
pça Manoel Duarte, 53, Pajuçara
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Arbitare Arquitetura
(82) 3326-6537
r Dr Antônio Cansanção, 515, Ponta Verde
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
A M R C Arquitetura e Ambientação Ltda
(82) 3327-2437
r Hélio Pradines, 68, Ponta Verde
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Almeida, Janilda M L
(82) 3221-4504
r Dr Luís Pontes Miranda, 36, Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Agliberto de Araújo Costa
(82) 3337-2651
r Durval Guimarães, 1217, Ponta Verde
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Abitare Arquitetura e Decoração Ltda
(82) 3377-0077
r Gal João Saleiro Pitão, 515, Ponta Verde
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Amaral, Luciane M
(82) 3235-4008
r João Lopes Carmo, 92, Mangabeiras
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Aquântica Biotecnologia Ambiente
(82) 3241-7382
av Fernandes Lima, 781, Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Agesila Machado Melro
(82) 3377-0119
r Gal João Saleiro Pitão, 515, Ponta Verde
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Márcia de Aquino Arquitetura-Interiores
(82) 3351-6216
r Antenor Gomes de Oliveira, 30, Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A evolução da Arquitetura de Interiores

Artigo fornecido por:

blank.gif Por Arq. Ignez Ferraz

articles: Calcada-1.jpg


Para contar a história da evolução dos nossos cômodos de maneira clara e didática, vamos considerar que a Arquitetura de Interiores é resultado da trilogia SOCIAL, SERVIÇOS e ÍNTIMO. Vamos também fazer um paralelo com os INTERIORES que temos em nosso presente.


A área social
No início do século XX, à medida que se estreitam os laços com a Europa civilizada aumentam os aposentos da área social, requintando-se a decoração. Temos diversas SALAS com destinos variados como salas de espera, de música, biblioteca. Mais tarde, mesmo nos primeiros edifícios de apartamentos, esta prática de utilização de vários aposentos para o setor social mantém-se quase inalterada - principalmente em relação às salas de estar e jantar. No presente, o HOME-THEATER seria o cômodo que melhor representaria nossa evolução tecnológica da Sala de Música Art-Nouveau, integrando som e imagem através de vídeo-lasers e DVDs.


articles: Calcada-1.jpg
Estante para som e TV, além de livros e mesa de trabalho


Na década de 30 a família de classe média, apreensiva com o radicalismo "moderno", opta pelo Neocolonial, movimento luso brasileiro surgido em meio a ardorosas declarações de nacionalismo. E nessas soluções formais o alpendre adapta-se perfeitamente à disposição geral da residência, refletindo o uso intenso que todos fazem deste espaço, redescobrindo modelos do século XVIII com seus terraços em arco, pérgulas e pátios internos. Hoje as VARANDAS são indispensáveis tanto nas casas quanto nos apartamentos conferindo-nos o verde necessário nas áreas íntima e social.

A área de serviço
Talvez seja este o mais importante setor da casa brasileira, principalmente para a classe média, pois numa análise detalhada é possível entender muito da intimidade da família. São aqui que os hábitos se revelam com mais clareza, sem as "máscaras" usadas no setor social. A COPA -- ou "sala de almoço" -- apareceu na virada do século quando é abolida a "sala de viver", que era um espaço agregado à cozinha, às vezes alpendrado. Com a popularização do rádio, é neste cômodo que a família se reúne para ouvir as novidades. Nela eram utilizadas paredes revestidas de azulejos até a metade (arrematadas por motivos gregos) e pisos em cerâmicas hexagonais. É a partir da década de 40 que os pisos decorados em ladrilho hidráulicos usados desde o início do século cedem lugar às pastilhas, ambos tão em voga novamente.
A partir da década de 60, a COPA e a COZINHA são integradas em uma única COPA-COZINHA, muito distantes daquele tradicional espaço onde eram resolvidos os problemas do cotidiano. Em compensação, a culinária popularizou-se. Homens ocupam orgulhosamente espaços antes destinados às donas de casas utilizando eletrodomésticos com design sofisticado. Adegas climatizadas já fazem parte do cotidiano e cozinhas mais espaçosas são acrescidas de "gourmeterias".

articles: Jardins-35.jpg
Copa e cozinha integradas através da bancada c...

Clique aqui para ler este artigo em Dicas Práticas

blank.gif