1.png Dicas Práticas 2.png
blank.gif

Fábricas de tijolos Ribeirão Preto, São Paulo

Encontre endereços e telefones de fábrica de tijolos em Ribeirão Preto. Aproveite para obter dicas e mais informações sobre o assunto em nossos artigos com tutoriais

Fundamental Esquadrias Metálicas
(16) 3626-9077
r Holanda, 240, Vl Mariana
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construpaulo Construtora Ltda
(16) 3610-3593
Rua Américo Brasiliense, 1013, Centro
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Empreiteira Reis
(16) 9774-6533
r Anália Franco, 736, Cs 2, Vl Virgínia
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construtora Croma
(16) 3632-7476
Rua Visc Inhaúma, 580, Centro
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construtora Brasiliana Ltda
(16) 3610-4337
Rua Eliseu Guilherme, 267, Jardim Sumaré
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construtora Pagano Ltda
(16) 3625-1650
Avenida Independência, 918, Vila Seixas
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construtora Gomes Almeida Aguiar Ltda
(16) 3979-1559
Rua 11 Agosto, 932, Campos Elíseos
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construtora Casé Jaboticabal Ltda
(16) 3632-1802
Avenida Santa Luzia, 31, Jardim Sumaré
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Construtora Breci Ltda
(16) 3625-0296
Rua São Sebastião, 1514, Centro
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
COINBRA Construtora
(16) 3237-0650
r Loiola,Dr, 400, Vl Tibério
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Tipos de tijolo para alvenaria

Artigo fornecido por:

blank.gif Por Arq. Iberê M. Campos


articles: Calcada-1.jpg


As alvenarias estão entre os elementos mais versáteis da construção, servindo não só para vedação mas também como elemento estrutural, de apoio, fundação ou simplesmente decorativo. Justamente por isto há diversos tipos de material que podem ser usados, cada um deles com suas características e finalidades próprias. Veja os mais comuns. Um elemento tão versátil como a alvenaria precisa atender a cada situação, sempre com atenção aos itens básicos que são a resistência mecânica, peso, absorção de umidade, características de isolamento e condução térmica, tipo de superfície e sua compatibilidade com o acabamento previsto, seja este pintura, revestimento com argamassa ou placas de algum material. Vamos ver, então, alguns tipos de tijolos e seus usos mais comuns:

articles: Calcada-1.jpg• Pedra - Muito utilizada na antiguidade, mas ainda hoje se usa em muros de arrimo, fundações e muros aparentes, neste caso com finalidade também estética. Além de ser usada na alvenaria propriamente dita, pode ser usada apenas como revestimento.

articles: Acupuntura-1.png• Bloco de concreto - Podem ser utilizados como vedação mas também existem os feitos especialmente para Alvenaria Estrutural. Há uma grande variedade de tipos, dimensões, formatos e materiais. Além dos tipos comuns, feitos com cimento e pedrisco, existem os do tipo Estrutural, com maior resistência e feitos especialmente para suportar carga.

• Concreto Celular - Devido ao baixo peso e à facilidade de manuseio, é usado não só para fechamento de vãos, mas também como enchimento de lajes. É feito com uma mistura de cimento com materiais silicosos, em especial o Silicato de Cálcio. Também conhecido como "Pumex".

articles: Piso-8.jpg
• Tijolo de vidro - Devido ao preço, são usados em locais específicos, para iluminar e também para conseguir determinados efeitos estéticos, especialmente quando se usa iluminação projetada para tirar proveito da luminosidade e características de reflexão do material.

• Tijolos de solo-cimento - Uma boa alternativa aos blocos de concreto, ótima solução para habilitações populares. Construções feitas com solo-cimento resulta em ambientes com ótimo conforto térmico, devido à grande massa da parede que lhe confere inércia térmica, ou seja, demora a esquentar durante o dia, com o sol, e demora a esfriar durante a noite, deixando mais estável a temperatura interna.

• Tijolo de barro cru - Também conhecido como "Adobe", já foi muito utilizado na antiguidade mas hoje praticamente caiu em desuso, pois precisa de cuidados especiais para resistir às intempéries.

articles: Jardins-35.jpg• Tijolo de barro cozido - Também chamados de "Tijolinho" ou "Tijolo comum". É uma evolução do tijolo de barro cru, é o que veremos neste artigo.

• Tijolo refratário - Um tipo especial de tijolo cozido, feito com argila enriquecida de materiais que diminuem a retração mecânica quando exposto ao forte calor. Funcionam também como isolantes térmicos.

• Tijolo laminado - Estes, por sua vez...

Clique aqui para ler este artigo em Dicas Práticas

blank.gif